Bebida alcoólica e nutrição: saiba como o álcool age no corpo e como administrá-lo

Em muitas dietas com o objetivo de perda de peso – ou mesmo de definição -, costuma-se recomendar a suspensão do álcool. Isto porque, além da grande quantidade de calorias, o álcool pode atrapalhar a digestão.

COMO O ÁLCOOL AGE EM NOSSO ORGANISMO

A alta concentração calórica da bebida alcoólica não é o único problema com o qual devemos nos preocupar. O álcool leva um bom tempo para sair do nosso corpo – de 6 a 8 horas – e, nesse tempo, ele atrapalha a digestão de outros alimentos e a absorção de nutrientes pelo nosso corpo. Assim, o álcool se torna a principal fonte de energia enquanto está em nosso corpo, enquanto os demais alimentos são transformados em gordura, porque não há queima calórica dos mesmos.

LEIA MAIS: Como efetuar a perda de peso evitando a flacidez

beleza | nutrição | emagrecimento | dieta | bebida alcoólica | emagrecer sem beber álcool | bebidas sem álcool | dicas para manter a dieta | dicas para emagrecer | bebidas destiladas
Imagem: Pinterest [reprodução].

 
Durante o processo de digestão alcoólica, o organismo se submete a digerir o álcool única e exclusivamente, inibindo a queima de gordura, interferindo no metabolismo dos macronutrientes e atrapalhando a absorção dos alimentos. Dessa forma, tudo que for ingerido junto ao álcool é metabolizado na forma de gordura, pois o organismo está se dedicando a extrair apenas do álcool a fonte de energia.

PARA UMA BOA DIETA
A bebida alcoólica deve ficar bem longe do nosso cardápio se quisermos ter bons resultados na dieta; isto porque o álcool só possui valor calórico inferior à gordura. Vejamos: As proteínas e os carboidratos possuem um valor calórico de 4 kcal para cada 1g; já as gorduras possuem 9 kcal para 1g e o álcool, por sua vez, 7kcal. O álcool fica só um pouco atrás da gordura e muito acima da quantidade calórica das proteínas e dos carboidratos.
 
RECEITA: MOJITO SEM ALCOOL

 Ingredientes:
– 10 folhas de hortelã;
– 10 gotas de aroma de rum;
– 1/2 limão;
– 1 colher de sopa de adoçante;
– 150 ml de água com gás;
–  5 pedras de gelo.
 
 Preparo:
1. Corte o limão em cubinhos, mantendo a casca;
2. Em um copo, adicione os limões, o adoçante e as folhas de hortelã. Amasse bem o limão e o hortelã, como se fosse uma caipirinha;
3. Adicione o aroma e a água com gás e misture bem;
4. Em seguida, adicione as pedras de gelo e estará pronto.

MAIS: Mitos e verdades sobre as dietas veganas e vegetarianas

por Mariana Cabral

Post Anterior

Transpira demais? Veja 5 tipos de tecidos para evitar quando o clima esquenta

Próximo Post

Clube Melissa inaugura loja em Santos

Voltar ao topo