Confira 9 comportamentos da vida adulta que são influenciados pela infância

Muitas pesquisas já provaram que o comportamento adotado na vida adulta é, em grande parte, decorrente das experiências pelas quais passamos na infância. Obesidade e subserviência, por exemplo, têm suas raízes no passado e podem ser atribuídos às atitudes de nossos pais.
 
Para ajudar você a se entender melhor – e quem sabe até tentar melhorar as características que lhe incomodam -, o Business Insider reuniu 10 fatores de comportamentos adultos que podem ter sofrido influência de acontecimentos passados. A lista completa você confere abaixo!

-> LEIA MAIS: Quais cores usar e quais evitar em uma entrevista de emprego e por quê

 

entretenimento | comportamento | infância | cotidiano | curiosidades | dicas de convivência | comportamentos influenciados pela infância | psicologia | dicas de boa vida

Imagem: Pinterest (reprodução).
 
Codependência
Se quando criança seus pais não deixavam você tomar decisões, você pode ter se tornado um adulto dependente física ou emocionalmente de uma outra pessoa. De acordo com a conselheira mental Laura JJ Dessauer, aquelas crianças que não puderam escolher como se vestir ou com quem brincar se tornaram adultos codependentes, o que significa que você nunca tem controle em seus relacionamentos, sendo facilmente manipulado.
 
Intimidade
Como foi a relação com seu pai? Se na infância você era ligado a seu pai, como adulto, sabe lidar com intimidade. "A pesquisa encontrou uma conexão definitiva entre a qualidade da relação pai-e-filho e as relações interpessoais mais tarde na vida", disse o pesquisador-chefe Dr. Nurit Nahmani. O que quer dizer que, se quando criança você teve uma conexão emocional com seu pai, você é capaz de ingressar em um relacionamento íntimo saudável com um eventual parceiro amoroso.
 
Teimosia
Se você teve pais muito controladores, você pode ter se tornado um adulto teimoso. Teimosia é um mecanismo de defesa que as crianças adotam para escapar da vontade de seus superprotetores. Quando crescem, elas provavelmente carregam esse comportamento para a fase adulta.
 
Problemas de comunicação
Você via muitos programas de televisão quando criança? Se sim, você pode ter prejudicado suas habilidades de comunicação. Pesquisadores descobriram que a TV diminui a comunicação entre pais e filhos. Depois de observar crianças e mães, eles concluíram que, mesmo quando havia diálogos, os comentários dos pais eram alheios à fala de seus filhos, resultando em uma "troca improdutiva que poderia dificultar a oportunidade de aprendizagem para as crianças".
 
Agressividade
Aqueles que assistiram a muita violência na televisão (ou na vida real) estão propensos a se tornarem adultos agressivos. De acordo com um estudo que durou 15 anos, as crianças modelam seus comportamentos nas cenas violentas, nas quais gestos agressivos são recompensados. 
 
Mau comportamento
Se você apanhou muito quando criança, pode ter se tornado um adulto dissimulado. No livro "Drive", Daniel Pink explica que a tentativa de moldar o comportamento de uma criança através de recompensas ou punições não vai atingir o objetivo desejado. Em vez de se corrigirem ao receber palmadas ou retaliações do gênero, as crianças vão se empenhar cada vez mais para não serem pegas da próxima vez. A conclusão é que, se seus pais bateram muito em você na infância, provavelmente você vai se deter a um mau comportamento, contudo, vai aprender como agir assim sem ser pego.
 
Hábitos alimentares
Traumas na infância podem ocasionar a obesidade na fase adulta. Vários estudos indicam uma correlação entre transtornos alimentares e o abuso sexual e outras experiências traumáticas na infância. Um estudo de 2007 apontou que o abuso sexual na infância aumenta o risco de obesidade em 27% em comparação a mulheres que nunca foram abusadas sexualmente. Quanto aos homens, um estudo de 2009 mostrou que sofrer abuso sexual na infância aumenta o risco de obesidade em 66% em comparação com os homens que nunca foram abusados sexualmente.
 
Desempenho fraco
Se você sofreu bullying quando criança, provavelmente se tornou um adulto pouco prático. Um estudo britânico que acompanhou 7.771 pessoas dos 7 aos 50 anos descobriu que as vítimas de bullying na infância tinham baixa escolaridade, maior ansiedade, salários mais baixos e maior índice de depressão.
 
Depressão
Maus tratos na infância aumentam a predisposição à depressão. Um estudo do King's College de London realizado em 26 mil pessoas constatou que aqueles que enfrentaram diferentes formas de maus tratos têm 2,27 vezes mais chances de ter casos recorrentes de depressão. Os maus-tratos, de acordo com relatório do The Guardian, são: 
• Rejeição por parte da mãe;
• Disciplina severa por um dos pais;
• Comportamento inconstante por parte do cuidador primário durante toda a infância;
• Maus tratos físicos ou sexuais.

por Lindizzima

Conheça o novo ebook Como se Tornar um Personal Stylist, escrito pela editora de Lindizzima, e comece já sua carreira na área de moda! Vai perder?
curso de personal stylist | curso de personal stylist online | ebook Lindizzima | ebook por Marceli Paulino | Como se Tornar um Personal Stylist

Post Anterior

Dicas importantes para os recém-casados e seu novo lar

Próximo Post

Por que se mostrar fácil demais denota pouco valor ao outro? Vamos analisar

Voltar ao topo