Mitos e verdades sobre a proteína: afinal, engorda ou não consumi-la?

Substância consumida por muitos atletas e frequentadores de academia, o Whey Protein é foco de muitas discussões e polêmicas. Sua utilização visa auxiliar no aumento da ingestão de proteínas, especialmente em indivíduos com dificuldades de absorção – como pós cirúrgicos, bariátrica, vegetarianos e anêmicos. O Whey também é usado para auxiliar no emagrecimento. Isso mesmo!

beleza | alimentação | nutrição | alimentos que engordam | proteína | whey protein engorda | tudo sobre whey protein | dicas sobre como usar whey protein | como usar a proteína na alimentação
Imagem: reprodução (Pinterest).

O QUE É E QUAL A MELHOR FORMA DE CONSUMI-LA?
O Whey é uma proteína extraída do soro do leite com alto valor biológico e de rápida absorção, por isso, o horário mais indicado para consumi-la seria após o treino. O ideal é associar à proteína um carboidrato, para melhor absorção de nutrientes (ex: frutas). Esta indicação é mais apropriada para obter o aumento de massa muscular em indivíduos saudáveis.

QUAIS OS PERIGOS?

Como já dizia o ditado: “a diferença entre o remédio e o veneno está na dose”, o ideal é que esta suplementação esteja associada a uma dieta controlada e orientada por um nutricionista, para que não cair em excessos. É importante saber quanto de calorias o indivíduo gasta para realizar uma suplementação adequada ao objetivo que deseja. Como já se sabe, o ideal é gastar mais calorias do que ingerir.

A IMPORTÂNCIA DA BIOIMPEDÂNCIA

Para descobrirmos nosso gasto calórico é necessário realizar o exame de Bioimpedância, que analisa, além do nosso metabolismo, nosso percentual de gordura, de massa magra e também o percentual de água no corpo, podendo assim, entender como nosso organismo funciona.
Após este exame é traçado o objetivo do paciente, que pode ser emagrecimento, ganho de músculos ou ambos. A alimentação tem papel fundamental na conquista do corpo ideal, bem como a suplementação: quanto mais músculos, menos gordura corporal. Ou seja: cada ½ kg de músculo é capaz de queimar de 40 a 120 calorias, enquanto ½ kg de gordura só é capaz de queimar de 1 a 3 calorias.
 
QUANTO MAIS MÚSCULOS, MELHOR
O “WP” (Whey Protein) também tem o potencial de saciar e controlar o apetite, outro ponto positivo para quem quer perder peso. Ou seja: quanto mais músculos tiver, mais calorias serão gastas.
 
E agora? Você vai encarar???

FAÇA O EXAME!

O exame pode ser realizado na Clínica Nutrindo o Corpo, seu resultado sai na hora e necessita de jejum prévio com exclusão de líquidos e sólidos. Os pré-requisitos são: não possuir marca-passo, não estar no período menstrual, não ser gestante e ter a partir dos 10 anos de idade. Agende seu exame e analise sua composição corporal.

NUTRINDO O CORPO – CRN³ PJ8607
Dra. Mariana Tornincasa Cabral – Nutricionista Crn³ 26148           
R: Julio Conceição, 255. Vila Mathias.      
Consultório: (13) 3061-9119 e (13) 3877-0255.

por Mariana Cabral

Post Anterior

Para eles: dicas para mandar bem no look de primeiro encontro

Próximo Post

Dicas de penteados para fazer nos dias em que seu cabelo estiver sujo. Isso mesmo!

Voltar ao topo