Quer ser um bom anfitrião? Confira nossa lista de gafes que você não deve cometer

Pode parecer óbvio para alguns, mas não é. Ser um bom anfitrião envolve muita boa vontade e, acima de tudo, bom senso. Tanto para receber um hóspede, quanto para receber uma simples visita, é importante lembrar de coisas que são imperdoáveis de se fazer na frente de pessoas que não moram com você.

Abaixo você confere quais são essas gafes para, futuramente, tentar evitá-las!

-> LEIA MAIS: Como ser um bom turista na casa dos outros

relacionamento | entretenimento | pessoas | cotidiano | gente | visitas | como receber bem as visitas | Dicas de etiqueta | 10 gafes para não cometer com as visitas | dicas para ser um bom anfitrião
Imagem: You Queen.com [reprodução].


1. ABASTEÇA A DESPENSA: Não precisa comprar comida para alimentar o continente africano inteiro, mas certifique-se de que você tem, ao menos, alguns petiscos e uma bebida para servir. E mais: deixe a visita à vontade – nada é mais desagradável do que sentir que o anfitrião está regulando a comida e a bebida que serviu para você.

2. DÊ UM JEITO NOS 'PONTOS CRÍTICOS' DA CASA: Se não teve tempo de fazer uma faxina completa, certifique-se de que ao menos a cozinha e os banheiros estão em bom estado. Ninguém merece usar um banheiro sujo e comer em um local que está em estado de calamidade pública.

3. SEJA CORDIAL: Está num dia péssimo? Desmarque o encontro para outro dia, ou, se não tiver jeito, deixe seus problemas de lado e tente ser agradável com a visita. Ninguém é obrigado a aturar seu mau humor causado por fatos externos à situação presente. O mesmo serve para barracos internos familiares: deixe para "lavar a roupa suja" quando a visita não estiver presente.

4. EVITE PERGUNTAS DESAGRADÁVEIS: Se tem uma coisa que a maioria das pessoas não sabe é evitar ser inconveniente. Não se fazem perguntas como: "quantos anos você tem?", "quanto você ganha?" ou "por quê você é vegetariano/vegano/ovolactovegetariano?" ou o que quer que seja. São assuntos invasivos que não dizem respeito a ninguém além da própria pessoa. Contenha sua curiosidade e mostre que tem educação (mesmo que não tenha).

5. NÃO FUME DURANTE A REFEIÇÃO: Mesmo que você já tenha encerrado sua refeição, respeite o outro que ainda não a terminou. Ninguém é obrigado a aspirar fedores enquanto tenta degustar a comida; aliás, nem durante a refeição e nem depois. O ideal mesmo é retirar-se do local, principalmente, se a visita não é um fumante.

6. EVITE ASSUNTOS SOBRE DOENÇA, MORTE OU DÍVIDAS: Existe uma regrinha básica, já diz Gloria Kalil¹, sobre "coisas com D que não se falam à mesa", que são dieta, doença, depressão, dureza (dívidas), diretrizes políticas e doutrinas religiosas. Além de serem assuntos polêmicos extremamente chatos, a hora da refeição é para relaxar e aproveitar. Não torne um momento que é para ser agradável em algo insuportavelmente cansativo, a menos que não queira que aquela visita retorne à sua casa nunca mais.

7. NÃO INSITA PARA QUE A PESSOA COMA/BEBA ALGO: Se a visita recusou, conforme-se. Forçar a pessoa a comer, beber ou a repetir algo que não quer é tão inconveniente quanto regular comida.

8. PROPORCIONE CONFORTO À VISITA: Preocupe-se em deixar à disposição da visita coisas básicas, como guardanapo e temperos, para que ela não se sinta constrangida sem saber, por exemplo, onde limpar as mãos.

9. MÚSICA AMBIENTE DEMOCRÁTICA: Não é porque você adora funk, por exemplo, que os convidados (ou o convidado) é obrigado a ouvi-la o tempo inteiro. Se quiser colocar uma música ambiente, procure variar os estilos e, de preferência, perguntar do quê a visita gosta. É uma atitude simples que demonstra delicadeza e preocupação – características contrárias à ogrisse e à mesquinhez.

10. NÃO FIQUE EMBRIAGADO: É horripilante, tanto para a visita, quanto para o anfitrião, lidar com alguém bêbado no mesmo ambiente, principalmente, em se tratando de visitas desconhecidas ou de primeiros encontros. Tenha vergonha na cara e saiba seu limite; não sujeite os outros a assistirem a este tipo de cena. 

¹: Trecho retirado do livro Chic[érrimo], de Gloria Kalil. Editouro, 2011.

relacionamento | entretenimento | pessoas | cotidiano | gente | visitas | como receber bem as visitas | Dicas de etiqueta | gafes para não cometer com as visitas | dicas para ser um bom anfitrião
Pergunta difícil essa…

por Marcéli Paulino

Post Anterior

As melhores peças da coleção Poderosas do Brasil, da C&A

Próximo Post

Alguns modelos de chapéus para você apostar para o frio

Voltar ao topo