Veja 7 dicas para amenizar a TPM

Ser mulher não é fácil. À despeito da nossa fama de "sexo frágil", temos é que ser muito fortes para domar os problemas femininos diários que nos assolam – entre eles, domar os fios quando estão rebeldes, dar um jeitinho na pele quando está naqueles dias péssimos e, além de tudo, contornar os sintomas da TPM.

Por isso, é sempre bom saber o que pode amenizar estes sitomas de nossa 'inimiga mensal', responsáveis por todos os nossos repentes, falta de paciência, cólicas, entre outros. Confira sete dicas infalíveis e mande-os para bem longe!

blog de moda | beleza | saúde | dicas de saúde | como combater a TPM | combatendo os smas da TPM | 7 dicas para combater a TPM | dicas para amenizar os smas da TPM
Imagem: reprodução | Boa Forma

blog de moda | beleza | saúde | dicas de saúde | como combater a TPM | combatendo os smas da TPM | 7 dicas para combater a TPM | dicas para amenizar os smas da TPM
 
1. ÓLEO DE GERÂNIO
Que tal um método alternativo para combater os sintomas da TPM? O óleo essencial de gerânio atua como regulador hormonal, favorecendo o equilíbrio emocional e estimulando o sistema linfático, diminuindo o inchaço. Para potencializar o efeito, você pode misturá-lo ao seu hidratante ou óleo de amêndoas e massagear pernas, braços, costas e barriga com a misturinha. Um estudo da universidade de Eulki, na Coreia do Sul, comprovou que essa massagem ameniza a tristeza e o desconforto físico, características da oscilação hormonal. Outra alternativa é adicionar duas gotas do óleo essencial de gerânio em 1 litro de água morna e jogar no corpo depois do banho ou fazer um escalda-pés por 15 minutos. O óleo pode ser encontrado em lojas de produtos naturais. 
 
2. EXERCITE-SE
Ninguém pode negar que grande parte da culpa pela oscilação de humor durante a TPM é dos hormônios. No entanto, é verdade também que uma cólica forte pode acabar com o alto astral de qualquer uma. Boa notícia: a atividade física é uma ótima aliada para quem quer combater a cólica sem recorrer aos remédios. "Exercícios físicos liberam endorfinas, que têm ação analgésica, e ativam a circulação, tirando o foco do útero e ovários. Além disso, mulheres que malham têm fluxo menstrual menor do que as sedentárias, por isso, menos risco de ter cólica", explica o ginecologista Aléssio Calil Mathias, de São Paulo. Se você não quiser saber de movimentos pesados, faça atividades mais relaxantes, como ioga, alongamento ou caminhada.

3. COMBATENDO O MAU HUMOR 
Durante a TPM, você pode ficar mais carente, irritada e triste, pois a fase intensifica esse tipo de características. Você também pode se sentir mais afetiva e maternal, com disposição para ouvir e entender. Mas também precisará de colo e atenção, por isso, avise o marido que você prefere assistir a um filminho no sofá, com direito a cafuné, do que uma noite quente de sexo. Sua produtividade também não estará a mil, portanto, se puder, é melhor fugir dos grandes projetos. Por fim, os pequenos problemas podem se transformar em grandes tragédias. Então, antes de explodir com alguém, pergunte-se se a reação é necessária. 
 
4. NOVOS HÁBITOS SÃO BEM-VINDOS
Não é novidade que adotar novos hábitos pode melhorar – e muito – sua qualidade de vida. No entanto, isso vale também para amenizar os sintomas da TPM. Quem trabalha mais de dez horas por dia, se alimenta apenas de sanduíche e não faz atividade física tende a perceber os sintomas de modo acentuado. Então, que tal fazer um balanço dos seus hábitos para descobrir o que pode estar fora do lugar? Uma vida mais tranquila e saudável pode ajudar você a driblar os efeitos da TPM! 
 
5. FAÇA IOGA 
Nós já sabemos que as atividades físicas podem ajudar a driblar os sintomas da tensão pré-menstrual. Mas a ioga é, no entanto, uma das melhores opções na hora de se exercitar. Isto porque, em suas aulas, existe um movimento específico que é perfeito para amenizar os efeitos da TPM e sua postura promete aliviar a cólica e até mesmo o stress. 
 
6. CHI KUNG ALIVIA A DOR
A técnica do Chi Kung também pode ajudar a combater os sintomas da TPM, pois ensina movimentos que aliviam as dores da menstruação. 
 
7. ALIMENTOS QUE SÃO GRANDES ALIADOS
Amenizar os sintomas da tensão pré-menstrual já é ótimo. Imagina poder prevenir os incômodos dessa fase do ciclo menstrual? Alguns alimentos podem fazer este milagre por você, entre eles, os cereais integrais, a banana e leguminosas – feijão, lentilha, grão de bico.

por Lindizzima

Post Anterior

Christopher Kane inaugura flagship própria em 2014. Saiba mais

Próximo Post

Jennifer Lawrence puxa fila da trend de cabelos da temporada

Voltar ao topo