Água: na falta dela, vamos recorrer a meios de economizá-la!

Vamos dar uma pausa no meio supérfulo e consumista para falar de assunto sério: todos estão sabendo que o problema da falta d'água é recorrente em nosso cotidiano e que, trocado em miúdos, a coisa está feia, certo? Então, que tal darmos uma olhada nessa listinha aí embaixo, que sugere 10 maneiras de diminuir o consumo deste bem tão precioso – e, assim, ajudar a economizá-lo? Vem ver!

LEIA MAIS: 10 coisas para não se dizer a uma mulher na TPM


entretenimento | cotidiano | comportamento | água | consumo de água | falta de água | economizar água | como economizar água | 10 dicas para diminuir o consumo de água
Imagem: Tumblr Catherine de Lange [reprodução].

1. AO TOMAR BANHO
Na prática é um saco, mas ajuda bastante: molhe-se e, em seguida, feche o chuveiro. Se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não ficar com o chuveiro aberto o tempo todo faz com que o consumo caia de 180 para 48 litros. 
 
2. AO ESCOVAR OS DENTES 
Ao invés de ficar abrindo e fechando a torneira, utilize o  copinho, inclusive, para enxaguar a boca. Desta forma, você economiza até 3 litros de água. 
 
3. AO USAR O BANHEIRO (= USAR A DESCARGA)
Em primeiro lugar, verifique se a válvula não está com defeito. Aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário. 
 
4. UTILIZANDO A TORNEIRA:
Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto resulta em 1.380 litros por mês (sim, é assustador). Feche bem as torneiras e não deixe-as abertas ao ensaboar as mãos ou o rosto! 
 
5. CONTROLANDO VAZAMENTOS
Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros. Portanto, verifique se há vazamentos em sua casa e conserte-os!
 
6. CAIXA D'ÁGUA
Mantenha-a sempre tampada e não deixe-a transbordar.
 
7. AO LAVAR A LOUÇA/ROUPA
Lavar a louça com a torneira aberta a todo o tempo desperdiça até 105 litros. A dica é: ensaboe a louça com a torneira fechada e, depois, enxágüe tudo de uma vez. Na máquina de lavar, o gasto é de 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheia. 
 
8. AO REGAR AS PLANTAS/JARDIM
No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Para fazê-lo dê preferência a utilizar mangueira com esguicho-revólver ou regador. 
 
9. AO LAVAR O CARRO
Ao lavar o carro com uma mangueira, você gasta "apenas" 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. E mais: para fazê-lo, use a água da sobra da máquina de lavar louça. [Fonte: Samaerne.com.br].
 
10. AO LIMPAR O QUINTAL/CALÇADA
Use a vassoura! E, se precisar, utilize a água que sai do enxágüe da máquina de lavar.

Bora colaborar? 

LEIA MAIS: O consumo excessivo e o mal que ele causa

por Lindizzima

Post Anterior

Cortes de cabelo que serão trends para o inverno 2015

Próximo Post

Clube Melissa lança sua coleção de sapatos para o inverno 2015

Voltar ao topo