Confira sete cuidados para adiar a limpeza de pele

Embora a maioria das pessoas deteste, cedo ou tarde o tão temido dia da limpeza de pele chega. Quem costuma se submeter ao processo sabe que, apesar dos ótimos resultados, a sensação não é nada agradável.

Há, no entanto, soluções que podem ajudar a protelar a limpeza de pele, conservando o rosto. Lavar o rosto com um sabonete especial, por exemplo, evita o acúmulo de impurezas que tornariam necessária uma nova limpeza para remover cravos e espinhas, segundo a dermatologista Flavia Addor, diretora da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Veja abaixo sete dicas como esta que ajudam a espaçar a limpeza de pele.

blog de moda | beleza | sobre beleza | pele | cuidados com a pele | cuidados com a pele do rosto | dicas para evitar limpeza de pele | sete dicas para evitar limpeza de pele | dicas para ter uma pele melhor
Imagem: reprodução/ Minha Vida

1. LAVE O ROSTO
Lavar o rosto ao menos duas vezes por dia ajuda a eliminar impurezas, como a poluição e o sebo, evitando o entupimento de poros. "Escolha produtos com pH semelhante ao da pele, que é em torno de 5,5", sugere a dermatologista Érica Monteiro, da Unifesp. Fique atento ainda à temperatura da água, que deve ser natural. Quando muito quente, a água remove a camada natural de proteção da pele, favorecendo a oleosidade e, por consequência, a formação da acne. Finalize o processo pressionando uma toalha ou papel contra o rosto sem esfregar para evitar lesões.

2. FAÇA ESFOLIAÇÃO
"A esfoliação pode ser um aliado, mas deve haver cuidado sobretudo se a pessoa está fazendo algum tratamento dermatológico, pelo risco de sensibilizar a pele", alerta a dermatologista Flávia. O procedimento deve ser feito de acordo com cada produto, respeitando o tempo e a forma de aplicação. Em geral, o uso de esfoliantes não deve ser diário. O ideal é que a aplicação seja semanal ou quinzenal. Evite esfoliantes caseiros, pois eles podem gerar irritações e alergias. O ideal é consultar um dermatologista que poderá indicar o melhor produto para seu tipo específico de pele.

3. USE HIDRATANTE
Tanto a pele seca quanto a pele oleosa necessitam de hidratante. É um erro bastante comum imaginar que o produto serve apenas para aumentar a produção de sebo. "O uso de hidratantes na pele oleosa precisa somente de recomendações específicas, que um bom profissional saberá fornecer ao paciente", explica a dermatologista Flávia. Aplique antes do filtro solar e da maquiagem.

4. USE PROTETOR SOLAR
Depois do hidratante, proteja a pele com uma camada fina de filtro solar. Segundo Flavia, ele ajuda a prevenir manchas e o envelhecimento precoce, que podem deixar a pele com aspecto ruim mesmo depois da limpeza. Para renovar a pele, neste caso, podem ser necessários tratamentos mais agressivos, por isso, prevenção é a melhor saída. Em caso de exposição direta, faça reaplicação do produto a cada duas horas. No dia a dia, use-o sempre após a lavagem do rosto.

5. APOSTE EM MÁSCARAS SECATIVAS
"Este é um tipo de máscara facial com propriedades adstringentes que promovem o fechamento dos poros", explica a dermatologista Érica. Desta maneira, ela evita a entrada de impurezas na pele que podem entupi-la, gerando cravos e espinhas. A escolha do produto deve ser feita com auxílio de um profissional para evitar descamações e outras lesões.

6. REMOVA A MAQUIAGEM
Por maior que seja sua preguiça ao chegar em casa no fim da noite, não deixe de remover a maquiagem. Base, corretivo e pó disfarçam imperfeições, mas também podem contribuir para o agravamento delas se o seu rosto não ficar livre do produto algumas horas por dia. "Use um demaquilante para o rosto e outro específico para a região dos olhos", recomenda a dermatologista Flávia. Para finalizar o processo, lave o rosto com o sabonete ideal para a sua pele.

7. EXPERIMENTE CREMES NOTURNOS
Até mesmo durante o sono é possível fazer tratamentos que promovem a limpeza e o fechamento dos poros. Como? Com cremes noturnos. Aqueles que contêm ácido retinoico, por exemplo, ajudam no tratamento da acne, mas deixam a pele mais sensível à luz. Por isso, nada melhor do que aplicá-los antes de dormir. Converse com um profissional antes para saber a intensidade ideal do ácido e descobrir qual o melhor tipo para a sua pele.

por Lindizzima

Post Anterior

Filme biográfico de Lady Di ganha novo trailer. Assista

Próximo Post

Conheça a Bite Beauty

Voltar ao topo