Dicas rápidas e práticas de etiqueta nas redes sociais

Apesar de estarmos em pleno século XXI, no ano de 2015, ainda tem gente – por incrível que pareça – que acha que educação e bom comportamento só se realiza no 'ao vivo'. Pois bem: se compartilhamos coisas, trabalhamos e nos relacionamos virtualmente, é lógico concluir que a educação deve ocorrer em meio às redes sociais também. 

E mais: tudo o que você posta ou compartilha, mesmo que na brincadeira, pode revelar crenças, opiniões e até preconceitos sobre todo tipo de assunto. Então, para não cometer gafes, vamos a algumas dicas.

MAIS: Dicas de etiqueta e bom senso [vídeo]

relacionamento | etiqueta | etiqueta nas redes sociais | midias sociais | como se comportar nas redes sociais | rede social | redes sociais
Imagem: Tumblr [reprodução].


1. NÃO REVELE INFORMAÇÕES PESSOAIS
À menos que você queira mostrar para o mundo que está solteiro[a], casado[a] ou namorando[a], o que é compreensível mediante o forte assédio que rola, é desnecessário colocar seu endereço, por exemplo, ou números de telefone em seus perfis. Também é desnecessário expôr situações pessoais em forma de "barraco virtual", xingando diretamente alguém, por exemplo. Hoje, as redes sociais acabaram se tornando uma ferramenta de indiretas. É bom desabafar, mas tome cuidado com o nível de seu desabafo e a proporção que ele pode tomar.

2. AO POSTAR UMA FOTO
Esta é uma informação meio óbvia, mas é sempre bom lembrar: ao postar uma foto, seja mais sensual, seja mais rebelde ou qualquer que seja seu apelo, pense: "que mensagem vou passar? A que estou vinculando minha imagem?". Não é uma questão de apenas se preocupar com o que irão pensar de modo supérfulo, mas é algo que pode influenciar em seu meio profissional, por exemplo. Caso você queira mostrar a imagem apenas para alguns amigos, utilize o inbox ou restrinja a visualização em suas configurações do Facebook, por exemplo. 

3. SENHAS SÃO PESSOAIS E INTRANSFERÍVEIS
Não importa se é pai, mãe, namorado ou marido: senha não se dá a ninguém. Não é prova de fidelidade e, sim, invasão de privacidade. No caso de controlar o acesso de seus filhos, isto também vale: é melhor aconselhá-los e optar por uma maneira de orientar, que ficar bisbilhotando o que a pessoa faz ou deixa de fazer online. E mais: troque sua senha anualmente, por precaução. Nunca se sabe quando alguém irá lhe hackear.

4. EXCESSO DE INFORMAÇÃO NO FEED
Tá certo que a liberdade de expressão está aí para isso, mas é extremamente chato seguir alguém que posta, o tempo inteiro, sobre tudo o que faz. Desde a hora que acorda, o que está pensando, a comida que vai almoçar, a compra do dia, até a hora que vai dormir. Tenha limites: ao invés de postar 100x ao dia, poste 10x, mas com mais qualidade. Você se tornará bem mais interessante aos olhos dos seus seguidores/amigos de redes sociais.

5. SPAMS/USO DE FOTOS ALHEIAS
Não use o perfil de alguém 'com mais seguidores", por exemplo, para fazer propaganda do seu perfil/marca/o que quer que seja. Além de inconveniente, é contra o código de usuário de todas as redes sociais. O máximo que você conseguirá com isso é ser bloqueado[a] e/ou banido. E mais: não use fotos alheias sem autorização para qualquer que seja seu objetivo, sem dar os devidos créditos. Tenha bom senso.

6. DAR UNFOLLOW/DELETAR DOS AMIGOS
Parar de seguir ou deletar alguém de seu convívio social das redes sociais, sem um motivo aparente, é extremamente mal educado e deselegante. É o mesmo que passar na rua e virar a cara ao invés de cumprimentar. Se as postagens da pessoa lhe incomodam por algum motivo supérfulo, basta clicar para não receber mais suas atualizações. É melhor que excluí-la.

7. COMPETIÇÃO POR QUANTIDADE DE AMIGOS/CONHECIDOS
Se não conhece a pessoa, não se lembra dela ou, simplesmente, não quer proximidade, você tem o direito de ignorar o pedido de amizade. Não fique adicionando meio mundo, a todo momento, só para encher a lista de contatos de número. Além de cafona, você perde sua privacidade – eu, ao menos, não curto desconhecidos acompanhando meu perfil. Em se tratando de Instagram, por exemplo, onde é possível ser seguido sem, obrigatoriamente seguir de volta, isto pode acontecer se você lida com a rede de maneira profissional ou for uma pessoa pública. Se não quiser ser visto por qualquer um, existe a opção de trancar suas fotos, que serão abertas apenas a quem você autorizar lhe seguir.

8. LIKES DESNECESSÁRIOS
Existem posts que não devem ser curtidos, para não alimentar a gafe da pessoa que postou. Ou seja: anúncios de falecimento, fotos indevidas [maltratando animais, por exemplo, ou de cadáveres] não merecem likes de maneira alguma. Por mais que o 'curtidor' queira mostrar solidariedade, não é curtindo o post que irá fazê-lo. Nestes casos cabe melhor, por exemplo, apenas comentar lamentando o ocorrido.

9. EXCESSO DE EXPOSIÇÃO
Esta dica é um complemento da primeira da lista: evite barracos, desabafos excessivos e declarações comprometedoras nas redes sociais. Tudo o que você faz ali, vale como se estivesse em público, uma vez que muitas pessoas terão acesso às suas informações. Na dúvida em postar algo que pode ser comprometedor, não poste. Principalmente, se a "brincadeira" fizer alusão a preconceitos de qualquer origem – homofobia, xenofobia, sexismo, intolerância religiosa/política, etc. Aliás, o ideal é não praticar nenhum destes atos, nem em particular.

10. CITAÇÕES SEM ASPAS E SEM CRÉDITOS
Frases feitas por personalidades são ótimas e, muitas vezes, caem como uma luva para o nosso momento. Mas não deixe de citar o autor e não se esqueça de colocar aspas, quando mencioná-las. Apesar de muitas pessoas ignorarem estas regrinhas do português, elas são extremamente importantes e mostram que você não é um[a] ignorante ao publicar alguma coisa em seu perfil. Atente-se.

relacionamento | etiqueta | etiqueta nas redes sociais | midias sociais | como se comportar nas redes sociais | rede social | redes sociais

LEIA MAIS: Etiqueta empresarial

por Marcéli Paulino

Post Anterior

Inspire-se em nossas dicas de looks para o fim de semana

Próximo Post

Tomorrowland Brasil começa nesta quinta-feira. Veja sugestões de looks para ir ao evento

Voltar ao topo