Especialistas analisam o que sua foto de perfil de redes sociais diz sobre você

Já parou para analisar como é sua foto de perfil do Facebook, por exemplo? Se você está sorrindo, fazendo pose ou olhando para o "além"?? Fotos com amigos, com namorado(a), de quando era mais jovem e até tiradas no espelho podem revelar traços de sua personalidade.

Para saber o que seu avatar diz sobre você nas redes sociais, a Uol conversou com o economista e consultor de etiqueta e marketing pessoal Cláudio Pelizari, a psicóloga e psicoterapeuta Miriam Barros, especialista em psicodrama, e a diretora de certificação profissional da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos) Andrea Huggard-Caine. Confira o resultado!

-> LEIA MAIS: Seis coisas que as mulheres devem evitar de dizer aos homens

entretenimento | cotidiano | pessoas | gente | fotos de perfil | comportamento | análise de personalidade | o que sua foto de perfil diz sobre você
Imagem: Pinterest (reprodução).


Foto sorrindo: passa a imagem de que a pessoa é aberta, não tem medo de mostrar quem é, está feliz e entende que a rede social é para ser um espaço divertido e para fazer amigos, segundo Andrea Huggard-Caine. Para o consultor de etiqueta e marketing pessoal Cláudio Pelizari, fotos sorrindo e de braços cruzados, como aquelas de executivos, passam uma imagem um pouco arrogante.

Foto sério, olhando para outra direção: a foto passa a ideia de uma pessoa com a autoestima elevada, o que não significa que ela seja arrogante, segundo segundo Cláudio Pelizari; para a psicóloga Miriam Barros, a imagem passa seriedade, mostra que a pessoa é reflexiva, intuitiva e se preocupa em mostrar beleza. Segundo Andrea, é possível que a pessoa queira passar a imagem de responsabilidade por ter contatos profissionais na rede.

Foto tirada por outra pessoa sem que você notasse: por ser um tipo de foto mais natural, pode significar que a pessoa não é muito encanada com a aparência. É do tipo que prefere revelar sua espontaneidade e não se preocupa em mostrar quem realmente é para os amigos nas rede sociais, segundo a psicóloga Miriam Barros. Para a diretora de certificação profissional, Andrea Huggard-Caine, esse é o tipo de pessoa que não precisa de fotos retocadas para se sentir melhor, e é possível que atualize a imagem de perfil com frequência.

Foto de quando era mais jovem ou criança: revela uma pessoa saudosista ou que não está segura com algo na vida. "Ela pode não estar tranquila com a idade que tem e, por isso, põe uma foto mais jovem", diz a psicóloga Miriam Barros. Para Cláudio Pelizari, a foto usada no Facebook deve ser próxima da sua imagem atual. "Pode ser que a pessoa não tenha percebido que envelheceu e pegue uma foto de dez anos atrás. Mas isso faz uma diferença enorme", afirma.

Foto com o par (marido, esposa, namorado(a), etc.): comum nas redes sociais, a foto com o parceiro é usada por quem tem orgulho de estar muito comprometido e faz questão de mostrar isso para as pessoas, segundo a psicóloga Miriam Barros. "É uma proteção excessiva, na qual se abre mão da individualidade, mas isso pode ser importante para algumas pessoas. O Facebook é um lugar em que ficamos vulneráveis a assédios de amigos, do 'ex', entre outros". Para o consultor de etiqueta e marketing pessoal Cláudio Pelizari, por mais estável que seja o relacionamento, o ideal é que a foto do seu perfil seja individual.

Foto com amigos: são pessoas que querem mostrar que são sociáveis e estão sempre rodeadas de amigos. Se a foto for dos amigos na balada, é sinal de que a pessoa valoriza muito a diversão. Para Cláudio, essa imagem pode levar à interpretação de que você está sempre com o grupo e não faz nada sem ele. Já as fotos de balada, segundo ele, podem ser negativas se alguma empresa procurar seu perfil antes de decidir contratá-lo para uma vaga.

Foto com a família: quem expõe uma imagem dessas na foto de perfil do Facebook quer mostrar para todos o quanto tem orgulho de seus familiares. É o tipo de pessoa que coloca a família acima de tudo e sempre a valoriza. "É alguém que tem a necessidade de mostrar para os outros que tem a família para apoiá-lo, que não está sozinho", afirma a psicóloga Miriam Barros.
 
Foto em uma viagem: esse tipo de pessoa passa a imagem de ser culta, moderna e de aceitar culturas diferentes, segundo Andrea Huggard-Caine. Para o consultor Cláudio Pelizari, a foto geralmente é usada por alguém que quer mostrar um status que considera importante. "O Facebook é uma vitrine. As pessoas querem mostrar para onde vão e o que têm de melhor", diz a psicóloga Miriam Barros.
 
Foto tirada do seu reflexo no espelho: "Mais comum entre adolescentes, esse tipo de foto passa a ideia de ingenuidade. Se for uma pessoa de 15 anos, tudo bem, mas depois disso pode pegar mal", diz Cláudio. Para Miriam Barros, pode ser alguém muito preocupado com a estética. "Como é preciso procurar o melhor ângulo, a melhor forma de se mostrar, pode ser alguém com a vaidade aflorada. Por isso é comum que adolescentes tirem esse tipo de foto, porque há certa insegurança", afirma ela. 

Foto tirada por você mesmo e fazendo pose (a famosa "selfie"): é possível que seja uma pessoa prática, que não tinha outra foto para usar, segundo a psicóloga Miriam Barros. Já se esse tipo de foto é frequente e a cada semana a pessoa faz uma pose diferente, há vaidade envolvida. "Quem costuma usar esse tipo de imagem geralmente troca de foto e atualiza o perfil a todo momento. É alguém que quer mostrar como está vivendo o momento", diz Andrea. 

Foto escondendo o rosto: cobrir parcialmente a face, usar uma foto sua de costas ou a imagem da sombra é sinal de que a pessoa não está com a autoestima em alta, segundo Miriam Barros. "Ela não está à vontade para se mostrar ou não gosta de algum aspecto da aparência dela", afirma. Também pode ser o tipo de pessoa que não quer se expor para qualquer um. "Muita gente tem medo, não entende muito como funciona o Facebook", diz Andrea Huggard-Caine.

Foto com muito efeito: se a pessoa usa tantos efeitos de Photoshop ou filtros no Instagram que mal parece ela mesma, mostra que não está tranquila com a própria imagem. Se as alterações nas imagens são mais leves, talvez seja alguém que entenda de tecnologia e queira mostrar como sabe manipular fotos, diz Andrea.

Foto de animais: "para colocar a foto de um animal no lugar da sua imagem no perfil, é preciso que ele seja a coisa que você mais ama na vida e que você seja o tipo de pessoa que não quer se expor", segundo Andrea. Para o consultor Cláudio Pelizari, o ideal nas redes sociais é sempre colocar uma foto sua.

Foto de campanha: "para trocar sua foto de perfil para o símbolo de um partido ou um movimento político é preciso ser alguém militante, que quer influenciar os colegas" segundo a psicóloga Miriam Barros. "É uma pessoa que é politicamente engajada e ativa, defende seu ponto de vista com veemência e tem orgulho disso", diz a diretora de certificação profissional da ABRH Andrea Huggard-Caine. Para o consultor de etiqueta e marketing pessoal Cláudio Pelizari, defender seus pontos de vista é interessante, mas fazer campanha nas redes sociais demonstra que a pessoa não tem ponderação.

Já identificou seu tipo de foto?

por Lindizzima

Post Anterior

Sem ideias para um look de primeiro encontro? Nós te ajudamos!

Próximo Post

Seis jeitos ótimos de organizar sua maquiagem e seus produtos de beleza

Voltar ao topo