Fãs e fashionistas moradores da baixada santista puderam conferir de perto um pouco da história e do conteúdo passado pela consultora de estilo e referência fashion do país, Gloria Kalil. A consultora esteve presente na 5ª edição da Tarrafa Literária, evento que prestigia nomes consagrados da literatura em seus diversos segmentos e os reúne em um interessante bate-papo, a fim de explanar ideias e conceitos em relação aos dias de hoje.
	Autora de livros como ‘Viajante Chic’, ‘Alô Chics’ e ‘Chic(quérrimo)!’, Gloria, ao lado do psicanalista Contardo Calligaris, discutiu um pouco sobre a moda e a beleza nos dias atuais na mesa 7, neste sábado (28).
	.png)
	Breve Biografia
 
	Ao contrário do que muitos pensam, Gloria seguiu a carreira de moda por interesse próprio, numa época em que não existiam cursos superiores específicos para a área. Trabalhou com tecelagem e já foi dona da marca internacional Fiorucci, patenteada pelo símbolo dos anjinhos. Seu portal, o Site Chic, foi um dos primeiros com abordagem de moda online no país e já possui 12 anos. 
	 

Gloria Kalil em mesa redonda com o psicanalista Contardo Calligaris, intermediados por Matthew Shirts. Imagem: reprodução
	Afinal, qual o conceito de ‘Chic’?
	O termo, patenteado como marca da consultora, tem um profundo significado, que foi a base para sua criação: chic nada mais é que a união entre o conteúdo e o cuidado com a aparência de uma forma geral, não apenas estética.
	 
	A moda na atualidade
	Muitos ainda confundem o bom (e caro) vestuário com estar 100% dentro dos padrões da moda e da elegância. A despeito de qualquer preconceito, a moda atual é simplesmente uma forma de se expressar. Até mesmo o indivíduo que não se preocupa em vestir-se de acordo com as tendências, está se expressando, querendo ou não.
	A moda atual é multifacetada, ou seja, diversos estilos podem se adaptar ao que está disponível hoje no mercado. Diferente dos anos 50, época em que a moda era ditatorial – estipulada, por exemplo, pela saia evasê na altura dos joelhos: quer você goste ou não, esta era a moda e quem não a aderia estava fora dos padrões da época -, hoje em dia tudo se resume a uma grande democracia.

	* Se você pudesse citar dois comportamentos básicos da etiqueta, quais seriam?
	Não existem comportamentos básicos, a etiqueta é nossa ética de todo dia que se resume à boa educação e ao reconhecimento da existência. É agir em respeito ao próximo, lembrar que cada um deve respeitar o espaço do outro. A partir do momento que o espaço do outro não é respeitado, perde-se a essência da etiqueta. Isso é mais importante do que qualquer outra coisa.
	 
	* Você considera ‘ignorância fashion’ a atitude de uma pessoa que se recusa a vestir-se com a moda atual?
	Não. Um ignorante fashion seria uma pessoa sem informação de moda, que não tem interesse em nada relacionado à área. Você não precisa se vestir com as últimas tendências para conhecer do assunto. A falta de informação sobre o assunto é o que torna uma pessoa um ignorante fashion.
	 
	(2).jpg) Nossa editora Marcéli Paulino entrevistando Gloria Kalil
	Nossa editora Marcéli Paulino entrevistando Gloria Kalil
	(1).jpg)
	Nossa editora Marcéli Paulino ao lado de Gloria Kalil. Imagens: reprodução
	 
 
	 
	por Lindizzima