Nutrição esportiva e suas especialidades

No Brasil, segundo alguns estudos, a nutrição surgiu entre 1930 – 1940, como parte integrante da modernização da economia brasileira. O bacharel em nutrição, diploma que se consegue ao ao se formar na área, torna o profissional um generalista, podendo se especializar em diversas áreas – entre elas, clínica (atendimento ao paciente hospitalizado, que é a mais popular), consultoria (atendimento em consultório) e UAN (unidades de alimentação e nutrição – supervisão e controle de cozinhas e, refeitórios).

Dentro da prática de consultoria, os segmentos mais desejados do momento são a nutrição funcional e a esportiva – sendo esta última o tema de nosso artigo de hoje.

 

LEIA MAIS: A diferença entre dieta e reeducação alimentar

beleza | nutrição | saúde | emagrecimento | nutrição esportiva | curso de nutrição | curso de nutricionista | faculdade nutrição
Imagem: clinicamotta.com [reprodução].

 
MATÉRIAS DA FACULDADE DE NUTRIÇÃO
Na faculdade temos basicamente todas as matérias, incluindo a parte de nutrição esportiva. Aprendemos o mínimo do conhecimento que um especialista na área sabe – o que torna possível uma nutricionista generalista prescrever dietas e suplementos a praticantes de atividade física. Para o atendimento ao atleta, entende-se um indivíduo que treina arduamente para competições e não praticantes de musculação a título de lazer. A estes, damos o nome de esportistas.

SOBRE ESPECIALIZAÇÕES

O nutricionista não-especialista atende todo o tipo de paciente, preventivamente ou tratando alguma doença – como oncologia, renal, cardíaca ou endócrina. Destas, a obesidade é a mais procurada. Me especializei em Obesidade e Emagrecimento em 2010 pela UNIFESP, e posso atender pacientes bariátricos, balonizados e, até mesmo, suplementar estes pacientes. O foco do nutricionista especialista em emagrecimento é a reeducação alimentar do paciente, direcionando-o a uma alimentação adequada.

Utilizamos como método de avaliação o exame de bioimpedância, que serve para avaliar o grau de obesidade e também o metabolismo do paciente para, então, montar um plano alimentar individualizado, especifico a cada indivíduo, respeitando culturas e sua individualidade bioquímica. Cada um deve seguir um plano especifico, não sendo possível compartilhar dietas, como alguns fazem erroneamente. Para acompanhamento do paciente, é importante a realização do exame periodicamente que vai avaliar a perda de gordura e o ganho de massa muscular. Caso paciente perca peso, perca gordura e tenha perda de massa muscular, o plano alimentar deve ser refeito, pois o emagrecimento mais eficaz deve ser feito com aumento da massa muscular – para posterior manutenção do peso.


ESCOLHENDO SEU SEGMENTO
Entre as diversas áreas existentes, fica até difícil escolher um profissional – mas, saiba que todos estão aptos a atender suas necessidades. Basta certificar-se de que ele seja formado em nutrição e, se você for atleta, procure um especialista no assunto, pois ele poderá ajuda-lo a aumentar seu rendimento esportivo. Quer emagrecer? Procure um especialista em Obesidade, que não lhe dará uma dieta e, sim, um plano de reeducação alimentar.
 
Somente nutricionistas poderão prescrever dietas e suplementos, sendo proibido por lei a prescrição por endócrinos, nutrólogos, fisiologistas, educadores físicos, técnicos, professores, entre outros.

MAIS: Saiba por que consultar um nutricionista é essencial

por Mariana Cabral

Post Anterior

Vídeo: sobre trabalhar com moda, minha carreira e perrengues

Próximo Post

Moda masculina 2015: como usar blazer em looks casuais

Voltar ao topo