Problemas para dormir? Veja dicas para relaxar o corpo e pegar no sono na hora certa

Dormir pode ser um prazer para muitos – mas, por outro lado, ser um sufoco para muitos outros. Se você tem sérios problemas de insônia ou, simplesmente, não consegue relaxar na hora em que deita na cama, aqui vão algumas dicas para te ajudar.

LEIA MAIS: Três receitas de sucos detox para hidratar a pele e o corpo no verão

beleza | saúde | cuidados com o corpo | problemas com o sono | insônia | dicas para espantar a insônia | contornando problemas para dormir | dicas para dormir mais rápido
Imagem: Green-builder.info [reprodução].


1. ESTRESSE E ANSIEDADE CAUSAM INSÔNIA
Às vezes é difícil, mas é preciso deletar todos os problemas da cabeça na hora de dormir. Este é um momento para relaxar a mente e o corpo e mentalizar vibrações positivas. Deitar com o pensamento a mil por hora só vai prolongar sua agonia e vai impedir que você tenha uma boa noite de sono.

2. CHÁ E SUCO DE MARACUJÁ AJUDAM A ACALMAR
Isto não deve ser novidade para muitos, mas, quem experimenta comprova: chá de ervas calmantes, como camomila, cidreira ou erva-doce, são digestivos e ajudam a relaxar. Uma xícara à noite, antes de dormir, é o suficiente. O mesmo para o suco de maracujá: a fruta tem propriedades relaxantes e aliviam o estresse momentâneo.

3. AJUSTE SEUS HORÁRIOS
Se você se acostuma a dormir todas as noites, religiosamente, no mesmo horário, seu organismo funcionará como um relógio, preparando o corpo para o momento do sono. Mas não basta dormir e acordar em horários iguais durante a semana – no final de semana e nos feriados também é imprescindível. 

4. CRIE UM "RITUAL" PRÉ-SONO
Se você se acostumar a fazer as mesmas coisas todas as noites antes de dormir – como, por exemplo, ler um livro – você vai ensinar ao seu corpo, aos poucos, que naquele momento está na hora de se preparar para o sono.

beleza | saúde | cuidados com o corpo | problemas com o sono | insônia | dicas para espantar a insônia | contornando problemas para dormir | dicas para dormir mais rápido
Imagem: Tumblr [reprodução].

5. EVITE COMIDAS E BEBIDAS COM CAFEÍNA
Todos sabem que a substância deixa a pessoa "ligadona", por isso, é sempre bom evitar alimentos que contenham-na, para garantir que seu corpo relaxe para dormir. Entre eles, estão o café, o chá verde, a coca-cola e o energético. Chocolate meio-amargo ou 100% amargo também não é boa pedida, pois acelera o metabolismo e, automaticamente, deixa a pessoa com mais energia.

6. GARANTA A ESCURIDÃO DO SEU AMBIENTE PARA DORMIR
Seu quarto deve ser um "santuário do relaxamento". Nada de TV ligada, luz ou som – garanta que você esteja no escuro e no silêncio, para entrar no clima de relaxamento.

7. PRATIQUE ATIVIDADE FÍSICA AO LONGO DO DIA
Considerando que dormir é uma atividade sedentária, exercitar o corpo ao longo do dia irá garantir que você relaxe na hora certa, quando tiver que dormir. Mas atenção ao horário: exercitar-se muito perto da hora de dormir fará com que seu metabolismo acelere e você não relaxe devidamente ao deitar. Se você for sensível a este 'problema', planeje sua atividade física para um horário mais cedo no dia.

8. EVITE DORMIR DURANTE A TARDE
Por um lado, dar uma cochilada depois do almoço ajuda a recuperar as energias e auxilia na digestão – mas, deve-se atentar para o tempo que se gasta dormindo. Exagerar no sono ao longo do dia irá prejudicar o descanso do corpo à noite, criando um ciclo vicioso que fará com que o corpo queira dormir à tarde e dormir pouco à noite.

+ 8 dicas para largar o cigarro sem engordar

Para dormir melhor!

por Lindizzima

Post Anterior

Em época de festas de fim de ano, vejamos algumas dicas de etiqueta sobre presentear

Próximo Post

Gosta de bata indiana, mas não sabe como usar? Veja 5 ideias

Voltar ao topo