Segredos para uma vida saudável: uma entrevista com a nutricionista Mariana Cabral

Dieta: uma palavra simples com cinco letras que pode despertar milhares de sensações para quem a encara – frustração, desafio, preguiça – entre outras. Será que existe um segredo para emagrecer com facilidade? Qual o caminho? Será que dá para manter a forma sem praticar exercícios??

Estas e outras dúvidas você confere abaixo, em uma entrevista exclusiva com a nutricionista Mariana Tornincasa Cabral, da clínica Nutrindo o Corpo, de Santos.

-> LEIA MAIS: Uma lista com alimentos que fazem uma limpa no seu organismo, para você consumir

beleza | nutrição | emagrecimento | dicas de nutrição | dicas para emagrecer com saúde | saúde | dieta | o segredo das dietas | como perder peso de forma saudável | entrevista com Mariana Cabral | Mariana Cabral no Lindizzima
Imagem: Vancouversun.

 
1. Afinal, existe ou não uma dieta milagrosa que faz emagrecer rapidamente?
A meu ver, dieta milagrosa não existe. Emagrecer e perder peso são estados completamente diferentes. Acredito que o paciente queira um emagrecimento saudável e, para isso, dietas rápidas, restritivas e que sugerem perda de peso rápido, não favorecem a saúde. Emagrecer significa eliminar gordura, manter músculos, desinchar, apresentar pele e cabelos saudáveis. Perder peso significa diminuir os ponteiros da balança. Cada balança pode mostrar um número diferente: tem dias que acordamos inchadas e tem dias que acordamos com a barriga dos sonhos. Tudo é relativo. Não devemos mais subir nas balanças, devemos tirar fotos para acompanhar nossa evolução semanalmente. 
Quando procuramos profissionais incorretos para auxílio do emagrecimento, estamos sujeitos a metas surrealistas, com foco na diminuição de números. Procure sempre um nutricionista, apenas este profissional poderá prescrever dietas e regimes. 
 
2. Qual o seu parecer sobre dietas como a da proteína, da sopa ou a dieta Dukan?
Meu método de trabalho é na reeducação alimentar. Dietas que favorecem apenas 1 nutriente, como, por exemplo, a dieta das proteínas e a Dukan, não são tidas como sucesso, pois o individuo que realiza esse tipo de regime está mais preocupado em perder peso do que em comer corretamente. Ao priorizar apenas um nutriente, nosso corpo atua em baixo consumo de energia, diminuindo o metabolismo – pois é perdido músculo durante o processo. Quanto mais músculos, maior é o gasto de calorias do organismo. Quando paramos de fazer o regime, voltamos a consumir outros tipos de nutrientes e não conseguimos aumentar a massa muscular sem exercício de força, então, ganhamos mais gordura do que possuíamos antes. Sem falar nos malefícios que esses regimes fazem para o organismo.
 
3. É possível manter a forma sem exercício físico?
É possível perder peso sem exercícios, porém, não é o indicado. O exercício de força, como a musculação, é o mais indicado no processo de emagrecimento, pois aumenta a massa muscular, consequentemente aumentando nosso metabolismo. 
 
4. É obrigatório cortar totalmente o álcool durante uma dieta para emagrecimento?
Visando o emagrecimento saudável, sim. O álcool, além de calórico, aumenta os radicais livres no organismo, favorecendo a diminuição da imunidade. Ou seja, ficaremos doentes com mais facilidade e culparemos a reeducação alimentar como fonte. Sugiro que o paciente evite beber ao máximo, priorizando fazê-lo em festas e eventos (optando por bebidas destiladas, para que ele passe a maior parte da festa consumindo a menor quantidade possível). 
 
5. Qual o segredo para definir, sem aumentar a musculatura?
A definição muscular é, na verdade, a troca de gordura por músculo. Não afeta, muitas vezes, no peso do indivíduo. Aumentar a musculatura sempre é uma boa estratégia, pois ao envelhecermos, perderemos com mais facilidade a massa muscular, favorecendo a flacidez. Em todo caso, cada paciente deve ser avaliado individualmente – não dá para generalizar: às vezes, o individuo está comendo com qualidade, porém, em quantidades ou fracionamento inadequado. O nutricionista pode orientar esta parte de alimentação e um educador físico, na parte de treinos focados no objetivo que se deseja.
 
6. Qual o seu parecer sobre alimentos que contêm glúten? São mesmo tão prejudiciais??
O glúten é prejudicial para quem tem alergia ou intolerância a ele. O problema é que poucas pessoas sabem se têm essa alergia. Problemas como prisão de ventre, cólicas, gases, refluxo, são mascaradas por uma avaliação insuficiente. A anamnese realizada na primeira consulta permite que o profissional avalie se os sintomas do paciente são derivados da alimentação. Acredito que o controle e a redução auxiliaria satisfatoriamente. Exames específicos podem ser feitos para detectar a intolerância ao glúten e até mesmo outros alimentos, como o leite e os derivados. O nutricionista poderá realiza-los em sua própria clinica, facilitando a prescrição da dieta. Para testar, retire alimentos com glúten por 15 dias e avalie a melhora de alguns sintomas: se eles persistirem, procure seu nutricionista.

Gostou das dicas? Para se informar ainda mais sobre o tema e ficar em dia com a sua saúde, a Dra. Mariana ministrará uma palestra gratuita, "Emagreça Mastigando", que acontece em setembro, em Santos. Os interessados devem confirmar presença até o dia 29.08 através do e-mail [email protected]. As vagas são limitadas!

Emagreça Mastigando – É possível emagrecer e ter uma vida mais saudável tendo uma boa mastigação e higiene bucal
Data: 01/09 (segunda-feira)
Horário: 19hrs

Local: Clínica Odonto Up – Av. Senador Feijó, nº 166 – Santos – SP
Mais informações: (13) 3222-2522

Clínica Nutrindo O Corpo
R. Julio Conceição, nº 255
Tels.: (13) 3061-9119 e (13) 3877-0255

por Marcéli Paulino
Post Anterior

Romântico versus esportivo: como usar sneakers em produções femininas

Próximo Post

Nove ideias de organização de closet do Pinterest para inspirar

Voltar ao topo