Selagem capilar é a nova escova progressiva: veja diferenças e benefícios

Se você está decidida a não assumir seu cabelo como ele é e gosta de mantê-lo liso, uma nova técnica surgiu no mercado e toma o lugar da escova progressiva: esta chama-se Selagem. 

LEIA MAIS: Os cortes de cabelo curto mais populares

beleza | cabelos | dicas de beleza | selagem capilar | tudo sobre selagem capilar | produtos para selagem | produtos para selagem capilar
Imagem: cabelosderainha.com.br [reprodução].

 
O QUE É E COMO FUNCIONA
Trata-se de uma técnica criada no Brasil, feita à base de queratina, que tem a função de fechar as cutículas do fio (daí o nome "selagem", porque sela sua estrutura), quando são danificados por processos químicos, como alisamentos e tintura. A selagem recupera a saúde dos cabelos trazendo mais disciplina, hidratação, resistência e brilho. 

DIFERENÇAS DA ESCOVA PROGRESSIVA
Apesar da nomenclatura diferente, muitos salões fazem este tratamento em um procedimento muito parecido ou igual a uma escova progressiva. Isso pode acontecer quando o produto contém em sua formulação, além da queratina, o formol. Nesses casos, esse procedimento também alisa o fio. O problema é que esse composto só pode estar presente em concentrações de 0,2% nos produtos, do contrário, pode causar efeitos colaterais, além de ser necessário evitar o uso da tintura.

Normalmente, a selagem contém produtos "alisantes", porém menos agressivos que o formol, como o  tioglicolato de amônio e a etalonamina. Estas substâncias causam menos dano ao fio do cabeloe à saúde, e não possuem contra-indicações (uma vez que sua concentração é baixa).
 
POR QUE EVITAR O FORMOL
O formol causa danos para o cabelo e para saúde. Entre eles, podem ser listados a queimadura, a descamação do couro cabeludo, a queda do cabelo, a ardência nos olhos, a falta de ar, entre outros sintomas, como tosse, dor de cabeça, enjoo, vômito ou desmaio, em casos extremos. Existem, no entanto, alguns produtos que ainda contêm formol em sua formulação. Para detectar sinais da presença do formol, verifique se sai fumaça do produto ou se ele tem um odor característico mais forte. Para não ser pego de surpresa, o ideal é pedir para verificar a descriminação na embalagem, onde mostra a composição.

MAIS: Tratamento caseiro para espinhas

por Lindizzima

Post Anterior

Moda 2015: os tons pastel também são opção em alta para o inverno

Próximo Post

Dicas de decoração de interiores para deixar sua casa mais estilosa

Voltar ao topo