Sugestões de pequenas mudanças no seu dia a dia que podem te proporcionar uma vida melhor

Apesar do mundo complicado em que vivemos atualmente, não podemos deixar de tentar viver da melhor maneira que dá. Para tanto, o Buzzfeed reuniu várias dicas que podem deixar o seu cotidiano (e sua vida, por tabela) bem melhor. Abaixo, reunimos as melhores e compartilhamos com você. Confere aí!

-> LEIA MAIS: Quer comprar coisa boa, bonita e barata? Confere o bazar da Marcéli!

entretenimento | cotidiano | pessoas | gente | dicas para uma vida melhor | pequenas mudanças do cotidiano para ter uma vida melhor | dicas simples para uma vida melhor | curiosidades
Imagem: Pinterest.

 
1. Programe seu alarme para meia hora mais cedo
Acordar cedo pode ser considerado uma tortura, para muitos. Mas, por mais que esta ideia pareça inviável, acordar com meia hora de antecedência deixa seu dia mais produtivo e você pode se recompor do sono, acalmando-se para encarar o dia pela frente.
 
2. Experimente beber dois copos de água ao acordar
Você sabia que o corpo fica totalmente desidratado depois de 7 ou 8 horas de sono? É por isso que beber dois copos de água pela manhã ajuda a te dar energia e a queimar umas gordurinhas.
 
3. Exercite-se antes de tomar o café da manhã
Se você espera obter o máximo de resultado da sua malhação, tente tornar os exercícios sua primeira atividade matinal. Um estudo publicado em 2010 descobriu que exercitar-se quando o corpo ainda está em jejum, pré-café da manhã, vai ajudá-lo a queimar mais calorias e gordura.
 
4. Arrume sua cama
Além de exercitar a virtude da organização, arrumar a cama traz, inconscientemente, uma sensação de realização e de dever cumprido. Além do mais, nada melhor que chegar em casa depois de um dia cheio e encontrar um quarto arrumadinho e a cama lisinha. Só quem vive sabe!
 
5. Divirta-se numa ducha fria (ou quentinha, se estiver frio)
Além de refrescar no calorão Africano, a ducha fria protege o sistema imunológico e melhora a circulação. Já a ducha quentinha reconforta em dias frios e relaxa a musculatura corporal, ótimo para tomar antes de dormir.
 
6. Sorria mais
O sorriso tem um efeito do tipo “finja até funcionar” sobre as nossas emoções. Quando você sorri, o cérebro eleva os níveis de cortisol, adrenalina e dopamina para o sistema nervoso central, o que produz um efeito calmante e relaxante. É um catalisador de humor gratuito. Que tal substituir as drogas por ele?
 
7. Experimente escovar os dentes com sua mão não-dominante
Se você é canhoto, use a mão direita, ou vice e versa. Isso proporcionará uma pequena dose de exercício ao seu cérebro pelo desafio de fazer algo novo. Talvez confunda-o a princípio, mas, com o passar do tempo, você desenvolverá percepção e capacidade neurológica adicionais que tornarão seu cérebro mais forte no geral.
 
8. Use fio dental
Por muitas vezes o grande causador do mau hálito é a ausência de fio dental. Duvida? Experimente usá-lo ao menos uma vez por dia e veja a diferença: gengivas mais saudáeis, hálito fresco e ainda te poupa grana, tempo e paciência de idas rotineiras ao dentista.
 
9. Troque seu café latte diário por um cafézinho puro
Que tal variar seu café ryco por um simples cafezinho preto? Além de ser mais eficaz para ajudar a acordar e acelerar o metabolismo, você se livra, de quebra, de calorias e gorduras extras que são adicionadas aos cafés misturados pelo leite e pelo açúcar.
 
10. Nunca faça compras com fome
Essa provavelmente você já ouviu: ir ao supermercado com fome induz a comprar mais que metade de coisas das quais você não precisa. Escolha ir às compras com a barriga e cheia e atenha-se à sua lista de coisas que realmente estão faltando.
 
11. Abandone seu vicio por refrigerante
Um refrizinho cai tão e é tão gostoso, né? Esta bebida, porém, está relacionada ao aumento de peso, a diabetes e a problemas dentários. Segundo Dr. Christopher Ochner, professor assistente de pediatria e medicina do adolescente na Icahn School of Medicine, no Monte Sinai, "se tudo em sua dieta for igual, uma pessoa que toma uma lata de refrigerante por dia ganha 14,5 libras (aproximadamente 7 kg) extras por ano". Substitua-o por água com gás com limão ou laranja.
 
12. Tenha sempre uma garrafinha de água à mão
E, falando em água, muitas vezes estamos super desidratados e nem nos damos conta disso. Levar uma garrafa de água aonde formos nos ajuda a saciar a sede a aplacar a fome. Muitas vezes, quando você acha que está com fome, está, na realidade, com sede. Então, já sabe: antes de beliscar aquele salgadinho, tente beber um ou dois copos de água antes.
 
13. Experimente ficar um dia sem carne
Existe um site gringo chamado Meatless Monday (Segundas sem Carne, em tradução livre) que propõe aos carnívoros de plantão a deixarem de comer carne por um dia da semana. São diversas as razões pelas quais você não deveria consumi-las – entre elas, saúde, finanças e meio ambiente – e esta é uma forma de coonhecer e, quem sabe, aderir às dietas vegetarianas e veganas. Experimente!

14. Faça um intervalo de mídia diariamente
Principalmente para quem tem um emprego que exige passar horas em frente a uma tela de computador ou notebook, dê um descanso aos seus olhos por pelo menos 20 minutos quando chegar em casa. Tente fazer uma atividade que não esteja relacionada à tecnologia, como ler um livro, praticar um esporte ou tocar um instrumento. Considere isto um desafio: com o tempo, seus 20 minutos podem aumentar para 40 minutos ou até uma hora. E então, com o passar do tempo, você perceba que muitas coisas divertidas para fazer não estão relacionadas à tecnologia.

 
15. Viciado num site em particular? Bloqueie-o
Existem extensões para Google Chrome e Firefox, como o StayFocused e o Leechblock, que bloqueiam temporariamente sites distrativos que fazem você perder seu tempo de trabalho e produtividade. Se você perde muito tempo lendo algum blog ou site de fofoca, por exemplo, experimente bloquea-lo por inteiro ou mesmo algum conteúdo específico – e você verá o quão mais produtivo seu dia ou seu trabalho ficarão.

 
16. Vá pela escada
Se você não tem tempo ou paciência de ir à academia, experimente usar as escadas do seu trabalho e/ou de sua casa, diariamente. Isto passa a ser o seu exercício diário que vai fortalecer sua musculatura e melhorar sua saúde de um modo geral.
 
17. Estacione seu carro o mais longe possível do local aonde vai
Outra forma de incorporar exercícios físicos ao seu dia a dia é estacionando o carro longe do seu destino (ou indo a pé).
 
18. Alongue-se
Passar o dia todo sentado em frente à uma mesa pode deixar seus músculos fracos e atrofiados. Lembre-se de fazer intervalos de alongamento a cada hora, pelo menos, para dar aos seus músculos a chance de se moverem (e evitar varizes).

 
19. Durma num quarto completamente escuro
Esta é para quem adora pegar no sono na frente da televisão: a luz tem um enorme efeito sobre os nossos ritmos circadiano e ciclos do sono. A exposição à luz azul – ou seja, a luz que imita a luz do dia para nossos cérebros – pode nos manter acordados por mais tempo do que desejamos. Ficar no escuro ao dormir ajuda a regular a produção de melatonina, o hormônio que nos deixa sonolentos. Se você quer adormecer, portanto, precisa diminuir a sua exposição à luz azul, o que significa desligar seu computador ou sua televisão (ambos imitam a luz azul natural), e fechar as persianas e cortinas quando estiver pronto para dormir.

entretenimento | cotidiano | pessoas | gente | dicas para uma vida melhor | pequenas mudanças do cotidiano para ter uma vida melhor | dicas simples para uma vida melhor | curiosidades 
Imagem: Grant Thornton UK.

por Lindizzima

Post Anterior

Os melhores e piores looks do Teen Choice Awards 2014. Confira e opine também!

Próximo Post

As melhores frases de Robin Williams: uma homenagem à morte do autor

Voltar ao topo