Tutorial: como fazer as unhas em casa sem transformá-las em um desastre

A manicure desmarcou, você tem um compromisso de última hora ou, então, as unhas estão em estado de clemência e você simplesmente não tem tempo de sair de casa? Calma!! Para tudo dá-se um jeito.

Posso dizer por mim mesma que a prática leva à perfeição – porque, juro, eu era uma negação para fazer minhas próprias unhas e hoje em dia quebro um galho legal. Abaixo, eu conto um passo a passo simples e rápido para facilitar sua vida quando você tiver que se virar [baseado em minha própria experiência]. Vamos lá?

LEIA MAIS: Treze benefícios do Vasenol que você não conhecia

beleza | unhas | esmalte | dicas para fazer as unhas em casa | como fazer as unhas em casa | tutorial fazer as unhas em casa
Imagem: Favim.com [reprodução].


#1 TIRANDO O ESMALTE: Pode parecer óbvio, mas o primeiro passo é tirar completamente todo o esmalte das unhas, mesmo nos cantos. Eu aconselho usar lenços removedores no lugar de acetona ou removedor líquido, pois estes ressecam demais a camada protetora da unha e faz com que ela fique escamosa. Os lenços tiram o esmalte com a mesma eficácia e ainda hidratam unhas e cutículas.

#2 COMECE PELA MÃO COM MENOS PRÁTICA: Eu, por exemplo, sou canhota, então sempre começo pelas unhas da mão esquerda, para exercitar a mão direita, que é meio 'tronha'. Esse truque é uma boa porque você exercita, primeiro, a mão que não tem prática e deixa a mão "boa" para o final, quando já está mais cansada. É uma maneira de evitar que a pintura do esmalte saia horrível.

beleza | unhas | esmalte | dicas para fazer as unhas em casa | como fazer as unhas em casa | tutorial fazer as unhas em casa
Imagem: Nos Amamos Esmaltes.com [reprodução].

#3 TIRANDO A CUTÍCULA: Quem tem medo de alicate, como eu, pode recorrer à água quente e à espátula. Explico: depois do esmalte antigo removido, você aplica uma pequena quantidade de creme para mãos em cima das unhas (da mesma forma que as manicures fazem) e mergulha essa mão com creme na água quente (coloque um potinho de plástico com água por 50 segundos no micro-ondas e já está bom). A ideia é amolecer as cutículas, facilitando sua remoção. Como minhas cutículas são bem finas, a hora que eu raspo com a espátula elas já soltam em 90%. Se precisar, em casos muito extremos, eu uso o alicate (mas vou tirando bem de leve só aquela pele que fica muito exposta).

#4 ANTES DE PINTAR: O mesmo procedimento que expliquei no passo #3 deve ser repetido com a outra mão. Ou seja: é ideal tirar a cutícula das duas mãos antes de passar o esmalte (porque fica complicado fazer a outra mão toda, depois que uma mão já estiver pintada). Exemplo: tirei as cutículas das unhas da mão esquerda, depois tiro as da mão direita. Depois que acabar as duas mãos, lixe as unhas e passe base.

#5 HORA DE PINTAR: Agora sim, vamos ao esmalte. Escolhido o esmalte de sua preferência, faça a mesma coisa – uma mão de cada vez. No meu caso, pinto a mão esquerda com toda calma do mundo, já que minha mão direita é meio lerdinha, passando duas mãos. Na segunda mão, eu passo o palito para tirar o excesso dos cantos. Quando finalizo a pintura, pego o palito novamente e tiro o excesso dos cantos de novo, com algodão e acetona. Finalizo a mão com óleo secante e espero o esmalte secar completamente para só depois repetir o processo na outra mão, que ainda está com base. Entenderam?

+ Dicas para fortalecer unhas escamosas

Não é difícil, mas é um trabalho que exige muita paciência.  Quando se pega a prática, nem se quer mais ir à manicure. Eu garanto!

por Marcéli Paulino

Post Anterior

O estilo boho continua forte e se reforça como trend queridinha de verão

Próximo Post

Dicas para escolher o look certo de academia

Voltar ao topo