Você sofre de compulsão alimentar? Saiba identificar os sinais e tratá-los

Apesar de pouco abordado, o tema 'compulsão alimentar' é bastante ocorrente hoje e muitas pessoas sofrem deste transtorno. Existem alguns problemas que favorecem a compulsão, entre eles, dietas feitas de maneira incorreta – seguidas dietas de privação alimentar pode levar o indivíduo ao descontrole, por exemplo, ao ver alimentos que lhes foram reprimidos por um longo período.

O objetivo de alcançar um conforto emocional também pode levar a pessoa a este transtorno, geralmente, pessoas compulsivas tendem a ter este comportamento – usam os distúrbios emocionais como gatilho.
 

LEIA MAIS: Dicas para contornar o exagero cometido na Páscoa
beleza | alimentação | nutrição | saúde | compulsão alimentar | compulsão alimentar tratamento | transtorno de ansiedade | transtornos alimentares e obesidade
Imagem: bemdemais.com.br [reprodução].

ESTRESSE
O alimento pode servir como uma maneira de lidar com estresse, pois, ao comer estimulamos serotonina, substância esta com a qual sentimos prazer (e isto nos faz ingerir certos alimentos).

DISTÚRBIOS DE IMAGEM
Indivíduos que não aceitam sua imagem corporal ou se sentem constantemente obesas, podem criar, inconscientemente, compulsão alimentar. Isto porque estão constantemente focadas em comer menos. Ou seja, o excesso de restrição alimentar gera culpa ao comer e acaba causando compulsão.

Aqui você confere mais alguns sintomas que te ajudam a identificar a compulsão alimentar:
Comer mais rápido do que o normal;
Comer quando não está com fome;
Continuar comendo mesmo quando já está saciado;
Comer sozinho ou em segredo;
Sentir-se triste ou culpado por comer demais.
 
Outros sinais/falas de compulsão:
 “Não consigo me controlar, abro a geladeira diversas vezes ao dia, procurando algo, e como mesmo tendo acabado de comer”;
 “Como adequadamente na frente dos outros, porém, quando chego em casa, como descontroladamente”;
 “Sei que meus familiares vão sair, então, arranjo uma desculpa para ficar em casa e comer”.

TRATAMENTO
Uma equipe multidisciplinar é considerada apta a realizar tal atendimento. Procure, em primeiro lugar, um psicólogo e faça uma avaliação. Procure um nutricionista também, para que ele monte um plano alimentar focando suas compulsões, onde ele não faça privações demais e te ensine a incluir no cardápio alimentos gostosos de forma equilibrada. Pratique atividade física, que libera endorfinas, diminui o estresse e controla seu emocional para que não ocorram mais descontroles emocionais.

LEIA MAIS: Hábitos alimentares que melhoram a saúde

por Mariana Cabral

Post Anterior

VLOG: Viagem a Campos do Jordão

Próximo Post

Looks do dia em Campos do Jordão: apostas de meia-estação e de inverno 2015

Voltar ao topo