Chega de alisar! Veja bons motivos para você amar e assumir seus cachos

setembro 22, 2014


Hoje vamos falar de cabelo. Mas não da forma convencional superficial e, sim, sobre como cuidar dele e deixa-lo o mais lindo possível sendo natural.

Com tantos recursos que a tecnologia nos proporciona, fica difícil pensar em um visual totalmente desprovido de "montação", não é!? Pare para pensar em quantas mulheres você conhece e com quantas convive. Agora pense de novo: quantas delas têm alisamento/escova progressiva/definitiva ou algo do gênero?

-> LEIA MAIS: 6 penteados fofos para mudar a cara do seu look do dia

beleza | cabelos | alisamento | assumindo os cachos | chega de alisar | dispensando o alisamento | assuma seus cabelos | cabelo liso | cabelo cacheado | dicas para cuidar dos cabelos | cabelo natural

Imagem: reprodução.

Quantas destas mulheres não submetem seus pobres fios a tratamentos super agressivos, só para deixa-los com o aspecto liso? É claro que cada um faz o que acha melhor com seu corpo, mas, porém, contudo... será que, além da ditadura da magreza e da make, também não vivemos a ditadura do cabelo liso?

Quem foi que disse que cabelo liso é mais bonito? Por que será que as nascidas com cachos não se sentem super felizes e cuidam deles da melhor forma que podem, para deixá-los mais lindos quanto possível? Vocês bem devem saber existem muitas donas de cabelos lisos por aí que gostariam que seus fios fossem um pouco mais ondulados, só para não ficar tão "sem graça". Bom, se você ainda não se convenceu a abolir o alisamento, leia essa mini lista abaixo com algumas boas razões para deixar de fazê-lo:

1. Quebra dos fios: a maioria dos tratamentos que alisam o fio deixam-o com a textura muito mais fina e, consequentemente, tornam-o mais propenso à quebra. Quantas cabeleiras alisadas você não vê por aí cheia daqueles fios "rebeldes"? Esses rebeldes são justamente os fios quebradiços que ficaram ao longo do comprimento.

2. Sem movimento: dependendo do quão cacheado seu cabelo for, o alisamento deixa os fios completamente secos e sem movimento. Aí você se depara com aquele visual tipo "capacete", que não balança nem debaixo de um tufão, e se pergunta por quê daquilo. Tá aí a resposta.

3. Pontas duplas: se normalmente o cabelo corre o risco de ter pontas duplas, imagina sob tratamentos químicos que o alisam. 

4. Quem alisa, não pode pintar: a coloração, principalmente loira, é contra-indicada para cabelos que já são submetidos a alguma química - no caso, o alisamento. Isto porque os componentes de ambos (coloração e progressiva, por exemplo) são muito diferentes e, se misturados, podem quebrar ainda mais os fios, causando queda e deixando o cabelo seco e sem vida ao cubo. Imagine quando os fios brancos começarem a se manifestar e você tiver alisamento, vai fazer como? 

5. Natural é mais bonito: digamos que você tem uma festa e quer mudar o visual. O secador e a chapinha estão aí para isso! Claro, devem ser usados com moderação, mas podem mudar você em uma ocasião especial e, depois, vc pode retornar aos seus fios naturais saudáveis, sem a agressividade de um processo químico tão radical, como progressivas e etc.

6. Messy hair:  sabe o estilo bagunçadinho de praia, tão charmoso, que sempre é trend na estação mais quente? O chamado 'messy hair' é quase impossível de ser feito com cabelos quimicamente alisados. Dependendo dos produtos usados, os sprays onduladores não pegam e seus fios ficam simplesmente apenas daquele jeito, sem possibilidade de mudar. Chato, não?

7. Raiz oleosa: alguém aqui já teve problema com excesso de oleosidade por causa de escova definitiva? Pois é, a maioria desses tratamentos químicos resseca demais a região, fazendo com que a produção de sebo aumente para proteger a raiz dos fios. Conclusão: cabelo com aspecto de panela de óleo, que dá até para fritar um ovo em cima.

8. Os fios naturais podem demorar a voltar: e se, de repente, você enjoou daquele liso sem graça e quer recuperar o aspecto natural dos seus fios? Vai ter que esperar. E dependendo que quão agressivo foi o processo de alisamento, vai esperar bastante. Nem entre nessa onda de tratamento que reverte o alisamento, que estão inventando por aí, porque, em minha singela opinião, só vai agredir ainda mais o cabelo. O jeito é ter paciência, ir cortando as pontas, e deixar que o produto saia sozinho. Ao mesmo tempo, hidrate bem os fios e evite ao máximo submete-los a escova, chapinhas e miracurls da vida, pelo menos enquanto eles se recuperam da agressão.

9. Alisar para enrolar (oi?): eu, pelo menos, tenho visto muita menina por aí que viciou naquele aparelhinho mágico que "engole" os fios e deixa-os enrolados, o Miracurl (leia mais aqui). O pior é que boa parte destas meninas que adquiriram esse aparelho têm progressiva ou algum processo químico de alisamento nos fios. Gente!!! Se vocês já nasceram com cachos, aproveitem!!! Deixem os fios naturais crescerem, cortem os alisados e sejam felizes com cachos naturais. Economizam o dinheiro do salão e do aparelho para cachear os cabelos, que serve para aquelas que não tiveram a sorte de nascer com alguns cachinhos ou ondinhas. Concordam?

E vocês, o que acham dessa febre de progressiva? Comentem aqui também!

por Lindizzima

Deixe um comentário