Dicas simples para disfarçar olheiras

Noites mal dormidas, cansaço, desgaste e estresse são alguns dos fatores que podem fazer com que surjam aquelas "sombras" inconvenientes embaixo dos olhos, vulgo olheiras.

A melhor maneira de driblá-las é adotando hábitos saudáveis, entre eles, uma boa noite de sono. Mas, quando isso não for possível, existem algumas alternativas que podem ajudar a disfarçá-las e, até mesmo, amenizá-las. Confira quais são.

MAIS: 5 produtos queridinhos para usar no verão

beleza | olheiras | como disfarçar olheiras | dicas de beleza | dicas para amenizar olheiras | dicas caseiras para disfarçar olheiras
Imagem: Cura Pela Natureza.com.br [reprodução].

1. COMPRESSA COM SAQUINHOS DE CHÁ
O famoso chá de camomila possui ação calmante e anti-inflamatória, o que ajuda na diminuição da área "roxa". Faça seu chá de camomila da forma como está acostumada, mas um pouco mais concentrado, e leve-o ao freezer. Depois, repouse os saquinhos sobre os olhos por, aproximadamente, 10 minutos, enquanto fica deitado(a), com a cabeça levemente elevada.

2. COMPRESSA DE LEITE E MAMÃO
Bata meio mamão papaia com 100ml de leite (desnatado, para peles oleosas e integral, para peles secas) até a mistura ficar consistente. Aplique-a diretamente na pele ou repouse sobre uma gaze, colocando-a na região das olheiras, deixando repousar por 15 minutos. Esta compressa por ser feita uma vez por semana. O ácido lático, substância presente no leite, renova, clareia e hidrata a pele. Já o mamão possui a papaína, enzima que renova as células.

3. DRENAGEM FACIAL
Massagear a região das olheiras pode ajudar na diminuição do edema, em especial, na drenagem linfática facial. Os dermatologistas ensinam que esta deve ser feita duas vezes ao dia, no seguinte passo a passo:
– Inicie a massagem com o dedo anular, deslizando com suavidade e fazendo uma leve pressão; vá do canto interno da pálpebra superior até o externo;
– Repita os movimentos no canto interno dos olhos, na parte inferior e vá em direção ao canto externo. Comece a massagem no canal lacrimal e termine na outra extremidade;
– Finalize o processo dando leves batidinhas na região, com a ponta do dedo indicador e do dedo médio, alternadamente;
– Ao terminar os movimentos, feche os olhos e pressione o canal lacrimal com o dedo anelar, por dez segundos, fazendo um pequeno círculo.

4. REDUZA O SAL
O sódio, presente no sal, é o grande responsável pela retenção de líquido. Isto pode influenciar, também, no aspecto das olheiras – pois a retenção, promovida pelo sódio, piora sua aparência, deixando-as inchadas. Portanto, diminuir o sal é um fator que contribui positivamente para eliminá-las.

5. DIMINUA O ÁLCOOL
O álcool, assim como o sal, é um dos vilões da retenção de líquido e também prejudica a região das olheiras. Isto acontece porque ele "suga" a água das células, retendo-a, o que resulta em um aspecto inchado e empapuçado debaixo dos olhos. Além da diminuição de álcool, aumente a ingestão de água para contornar o problema.

6. LAVE O ROSTO COM ÁGUA GELADA
A água quente não ajuda a aliviar a aparência das olheiras e, sim, a água gelada – contrariando o que muitos acreditam. Os especialistas explicam: a água morna promove uma vasodilatação, o que favorece o aparecimento da área arroxeada. Já a água gelada promove uma vasoconstrição dos vasos, amenizando a região.

MAIS: Cuidados para se ter com a pele do rosto antes dos 30

por Lindizzima

Post Anterior

Hipocrisia: a arma dos conservadores

Próximo Post

Quando o cuidado em excesso estraga o relacionamento

Voltar ao topo