Chocolate amargo é um poderoso antioxidante e protege o coração

Páscoa está automaticamente associada, entre outras coisas, a chocolate! E quem não gosta? Acusado de ser o vilão causador de sabotagens de muitas dietas, ele também pode ser um ótimo aliado e proporcionar uma série de benefícios para o organismo. Porém, para que isso aconteça, o alimento precisa contar com pelos menos 70% de pó de cacau em sua composição, ou seja, ser um chocolate amargo.

Há quem não goste muito deste tipo de chocolate mas, entre vários de seus pontos positivos, destacam-se a diminuição de riscos de doenças cardiovasculares e de câncer. Além disso, ele protege o cérebro e pode contribuir para a diminuição do colesterol ruim e da pressão arterial. Todos esses benefícios ocorrem porque o chocolate amargo possui boas quantidades de pó de amêndoa de cacau, que é rico em flavonoides, poderosos antioxidantes. 

 

beleza | alimentação | chocolate | chocolate amargo | antioxidantes | benefícios do chocolate | chocolate amargo pode | chocolate amargo na Páscoa


CUIDADO COM OS GENÉRICOS

Infelizmente, com o passar do tempo, muitos fabricantes de chocolate começaram a substituir a manteiga de cacau, que tem um preço elevado (e a substância que é rica nos nutrientes benéficos para o corpo), por gorduras hidrogenadas. Adicionaram mais açúcar, incluíram o leite e diminuíram o pó do cacau da receita de alguns produtos. Assim, o alimento foi perdendo seus aspectos saudáveis.

Abaixo, listamos o que aparece na composição de cada tipo de chocolate que existe no mercado. Confira!

*Chocolate ao leite: Conta com pelo menos 25% de pó de cacau em sua composição, também possui leite, o que faz com que o alimento tenha colesterol e gordura saturada. Além disso, o doce possui muito açúcar e pode ter gorduras hidrogenadas. 
 
*Chocolate meio amargo: Conta com pelo menos 40% de pó de cacau em sua composição. Possui menos leite e açúcar. As quantidade de pó de cacau ainda não são suficientes para proporcionar benefícios consideráveis à saúde. 
 
*Chocolate amargo: Conta com pelo menos 70% de pó de cacau em sua composição. Este alimento não possui leite, e tem menos açúcar e gorduras. Quando consumido em quantidades moderadas, até 30 gramas por dia, pode proporcionar diversos benefícios para a saúde.  
 
*Chocolate branco: Não possui pó de cacau em sua composição. É feito com a manteiga do cacau e o açúcar e, infelizmente, em muitos casos também leva boas quantidades de gorduras hidrogenadas. Trata-se da pior opção para a saúde.

Algum destes é o seu favorito? E depois de descobrir suas propriedades, qual vai passar a ser??

Imagem: Portal Minha Vida.

por Lindizzima 

Post Anterior

Lady Gaga posta imagens de sua campanha para a Versace sem retoques

Próximo Post

Lily Collins e Fearne Cotton são donas dos looks-inspiração

Voltar ao topo