Como retomar a rotina de alimentação saudável e recuperar os estragos de fim de ano

Acordamos na primeira segunda-feira do ano e pronunciamos a tradicional frase do "hoje eu começo!" Como toda mudança alimentar necessita de auxílio profissional, a Dra. Mariana listou algumas dicas para você retornar ou começar o ano saudável – sem se arrepender das extravagâncias.

LEIA MAIS: 3 receitas de sopas detox para compensar as comilanças de fim de ano

beleza | nutrição | emagrecimento | dicas de nutrição | dicas para emagrecer com saúde | saúde | dieta | como retomar a rotina da dieta | como recuperar os estragos de fim de ano | recuperando o peso ganho no fim do ano

Imagem: Atrevida.uol [reprodução].
 
1) Planejamento
De nada adianta gastar dinheiro com alimentos saudáveis, atualmente caros, se não planejar o que comer, quando comer e como preparar para sobrar tempo de malhar e curtir a vida. Então, prepare suas refeições antecipadamente, congele-as e faça cardápios e compras semanais. Assim, você compra o necessário e ainda aproveita as promoções.

2) Controle suas emoções
Comer por felicidade ou por tristeza não é um bom sinal. Comemos por necessidade fisiológica e, se a comida é mais interessante para você que outras atividades, procure um profissional.

 
3) Mastigue!
Nossos dentes servem para iniciar o processo de digestão (sim, ele começa na boca), triturando os alimentos e, com isso, o cérebro libera sinais de saciedade. Quem c
ome rápido demais, come em mais quantidade e ainda tem problemas intestinais – como prisão de ventre.
 
4) Líquidos
Não se iluda: sucos não emagrecem! Beba água, águas aromatizadas caseiras, café e chás naturais feitos das próprias ervas, que auxiliam no aumento do metabolismo. Suco só de vez em quando.

 
5) Seja regrado(a)
Alimente-se a cada 3 horas e, nos lanches durante o dia, evite produtos industrializados [como biscoitos integrais, cookies e barra de cereais]. Prefira 1 fruta associada a uma proteína, como o queijo branco ou o iogurte. E controle as quantidades! Não é por que é saudável que pode à vontade.

 
6) Trabalhe os músculos
Não tenha medo de fazer musculação e não exagere nos aeróbicos. O melhor emagrecimento é aquele que você perde gordura e ganha massa muscular. Esqueça a balança!! Assim a pele não fica flácida e você fica com uma aparência saudável.

 
7) Invista nas fibras
Elas servem para promover saciedade e ainda aumentam o gasto calórico do organismo. Utilize arroz integral, macarrão integral e pão integral.
 
Estas e outras dicas você pode conferir no programa reeduca da Dra. Mariana Tornincasa Cabral, nutricionista da clínica Nutrindo o Corpo. O programa tem Duração de 5 meses, com encontros semanais utilizando o método da reeducação alimentar. O grupo já está sendo formado e, atualmente, são duas turmas abertas às Terças ou às Quintas, com início em fevereiro. Para inscrições ou mais informações, ligue (13) 30619119 e (13) 33214262 ou envie um email para [email protected]

+ Conheça sobre os agrotóxicos e saiba como evitá-los

por Mariana Cabral

Post Anterior

Look do dia com vestido branco de algodão, na Ilha Porchat

Próximo Post

Eles sabem como nos fazer sentir culpadas por não querer mais. Mas a culpa não é nossa

Voltar ao topo