Suplementos: como tomá-los corretamente e torná-los aliados e não inimigos da dieta?

Aliado ou Inimigo? Se consumido em excesso ou de maneira errada, os suplementos podem causar causar problemas no metabolismo ósseo, hepático e até renal. Atualmente, é muito 'fácil' comprar suplementos e fazer dieta por conta própria. Mas, como já dizia o famoso ditado popular: “de médico e de doido todo mundo tem um pouco”. Esta é uma atitude desmedida que pode trazer sérios riscos. 
 
Na cidade de São Paulo, em 2003, 23,9% dos frequentadores de academia consumiam algum tipo de suplemento, dos quais 77% eram do sexo masculino. Em 2008, na mesma cidade, foi observado um aumento do consumo de 61% dos frequentadores de academia.
 

LEIA MAIS: O que é compulsão alimentar e como tratar

beleza | nutrição | suplementos | como tomar suplemento | como tomar suplemento corretamente | como tomar suplemento para ganhar massa
Imagem: ciclosuplementos [reprodução].


DANOS DO CONSUMO ERRADO DE SUPLEMENTAÇÃO
O uso errado de suplementação pode acarretar em danos no fígado, rins e até mesmo no metabolismo de nutrientes. Dietas prontas ou até mesmo protéicas, a fim de aumentar a massa muscular e/ou alcançar emagrecimento rápido utiliza a queima de estoques de gordura com exercício em jejum – estas dietas não devem ser indicadas a qualquer um e nem por qualquer profissional.

INDICAÇÃO DE SUPLEMENTO EXIGE EXAME E ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL

O acompanhamento nutricional e a prescrição de dietas e de suplementação é individual e personalizada, ou seja, cada caso deve ser avaliado criteriosamente. Alguns pacientes não querem fazer uso de suplementos por medo de consumir “remédios”; outros querem utilizá-los até mesmo sem necessidade. Gastam muito dinheiro com estes produtos, indicados por vendedores, técnicos, ou até mesmo médicos e educadores físicos, quando poderiam investir em uma boa avaliação nutricional e fazer uso de suplementação especifica para seu objetivo.
 
O resultado é que, a longo prazo, essas escolhas podem aumentar o estoque de gorduras, causando danos até mesmo em órgãos (como o fígado). Antes de comprar tudo que seu professor ou vendedor sugerir, procure um profissional nutricionista e monte seu plano alimentar e suplementar.
 
COMO IDENTIFICAR O SUPLEMENTO CORRETO?
Os produtos com sustentação cientifica e com nível adequado para consumo são: carboidratos, proteínas, creatina, vitaminas e minerais. Alguns produtos (como BCAA, glutamina e cafeína) podem ser utilizados para fins muito específicos. BCAA, por exemplo, reune aminoácidos de cadeia ramificada (leucina, isoleucina e valina) e são os aminoácidos mais utilizados como fonte de energia pelo músculo. Em especial, a leucina é o aminoácido mais importante para estimulação do crescimento muscular. Mas é importante ressaltar: o mesmo não deve ser fornecido isoladamente, pois já é encontrado naturalmente em todos os alimentos protéicos, com destaque para o Whey Protein.

LEIA MAIS: Hábitos alimentares que melhoram sua saúde

por Mariana Cabral

Post Anterior

Sem criatividade para montar looks neste começo de semana? Veja três inspirações

Próximo Post

MET GALA 2015: um resumo dos looks mais marcantes

Voltar ao topo